LUARA AQUINO Patrimônio Material
Foto do candidato

Nascimento 05/07/1962
Palmas - TO

PROPOSTAS

Luara Aquino me candidato à conselheira Estadual de Políticas Públicas Culturais, no proposito apresentar contribuições para as políticas culturais que venham subsidiar o desenvolvimento de ações a bem da Cultura do Estado do Tocantins.  Cuidar dos bens culturais do Tocantins, promover reflexão crítica, considerando a população como participe de seu patrimônio cultural é uma forma de preservar, valorizar e reconhecer o que pertence a história, a memória e ao mesmo tempo difundir para que a população se aproprie do que lhe é inerente. Assim:

Propor políticas culturais condizente com o universo do patrimônio cultural do Tocantins, considerando seu território, os municípios que o compõe, as cidades que de alguma forma norteiam a história do Estado, com ênfase no patrimônio material.

Propor práticas e estratégias que promovam o registro dos bens culturais, a preservação, a salvaguarda, o tombamento enfim o reconhecimento do bem cultural considerando os aspectos legais.

Dialogar com as câmaras setoriais do CPC-TO, ouvindo suas opiniões nas formulações de políticas culturais para o patrimônio Cultural material.

Contribuir para o tombamento definitivo dos bens culturais que estão com tombamento provisório.

Contribuir para a realização de Educação Patrimonial para atendimento em todos os municípios

Recomendar, delineando estratégias para a realização de diagnóstico Cultural dos bens culturais materiais e imateriais em parceria coma Câmara do Patrimônio Imaterial.

Dialogar com atores sociais, sociedade civil organizada, Instituto dos Arquitetos do Brasil – seção Tocantins, universidades que tenham projetos e ações voltadas para o Patrimônio Cultural material com o propósito de desenvolver ações em comuns a bem das políticas culturais do Estado do Tocantins.

Desenvolver fóruns de discussões acerca do Patrimônio Cultural Imaterial e agregar pessoas para formação da Câmara Setorial de Patrimônio Material.

Revisitar as legislações do Patrimônio Cultural visando a regulamentação que proporciona melhor compreensão para ação efetiva do executivo estadual.

Trabalhar para que o patrimônio cultural do Estado do Tocantins seja difundindo em sua essência que as ações sejam conhecidas em seu próprio território.

Propor a realização de estudos e pesquisas que contribuam com a assertividade de ações no campo do Patrimônio Cultural material;

Conhecer os projetos e ações em andamento, considerando o PPA/2021/2023 da Agencia de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa para estreitar politicas públicas, manter interlocução que contribuam com os processos da gestão do Patrimônio Cultural

CURRÍCULO

IDENTIFICAÇÃO


Luciélia de Aquino Ramos _ Luara Aquino

Nome em citações bibliográficas: RAMOS, L. A.

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA


§  Mestranda em Comunicação e Sociedade – Programa de Pós Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins.

§  Mestrado em Arquitetura e Urbanismo – Linha de Pesquisa: Teoria, História e Crítica, Programa FAU-Minter UNB/UFT – Universidade de Brasília e Universidade Federal do Tocantins (a concluir)

§  Especialização em LINGUA PORTUGUESA, Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.

§  Bacharel em Artes Visuais. Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

§  Curso Técnico em Agrimensura. Escola Técnica Federal de Goiás.

 

ATUAÇÃO PROFISSIONAL

§  Secretaria Executiva da Fundação Cultural de Palmas, Prefeitura Municipal de Palmas – Capital do Estado do Tocantins, junho de 2020.

§  Foi Coordenadora do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Instituto de Pesquisa e Ensino Objetivo – IEPO – Faculdades Objetivo de Palmas. Período: desde 2006 até a data atual, Professora Universitária desde 2003 a junho de 2020.

§  Analista III da Agencia de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa – 2019 a junho de 2020.

§  Assessora Técnica e de Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura 2016 a 2018.

§  Assessora Técnica e de Planejamento da Secretaria da Cultura 2015 a 2016.

§  Gerência Técnica e Coordenadora de Conteúdo - 2000 a 2004 - Prefeitura Municipal de Palmas.  Projeto - Palmas Cidade do Conhecimento - Projeto de inclusão digital – inserção da história de Palmas a partir de pesquisas e entrevistas – história oral. Período:  2001 a 2004. 

§  Secretária de Cultura -  Prefeitura Municipal de Palmas. Administração da Secretaria Municipal de Cultura, no Espaço Cultural de Palmas Período: setembro de 1996 a 2000.

 

ATUAÇÕES NA DOCÊNCIA SUPERIOR

 

§  Professora Universitária na Fundação Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.  Período 08/2005  a 10/ 2011, Professora Universitária: Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação.

§  Professora Universitária na Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo, IEPO, Brasil.  Período 01/2004 atuando até junho 2020. Professora Universitária: Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, 08/2003 -  Ensino, Turismo, Nível: Graduação, 2009 a 2012 Ensino –Administração , Fisioterapia, Ciências Contábeis e Ciências da Computação

§  Professora Universitária na Católica do Tocantins 2016 - Professora Universitária: Curso Arquitetura e Urbanismo

 

 

 

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS E CULTURAIS

 

§  2019 - Conselheira suplente do Patrimônio Cultural, do Conselho Municipal de Cultura de Palmas, 2019 ate junho de 2020.

§  2019 - Participou do 1º Fórum de Patrimônio Cultural  do  Tocantins,  realizado  pela Superintendência  do  Iphan - O  Instituto  do  Patrimônio  Histórico  e  Artístico  Nacional,   no  Tocantins,  de  05  a  07  de  Novembro  de  2019,  na  cidade  de  Palmas-TO,

§  2019 - Participação na oficina de Educação Patrimonial para elaboração de projetos para a 32º Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. na mudou para o dia 13 de maio (segunda feira) as 9 horas na Sede do IPHAN.

§  2015- 2014 – Participação no Programa de Capacitação em Gestão de Projetos Culturais e Empreendedorismo Criativo, realizada pelo Ministério da Cultura através da Secretaria de Políticas Culturais, Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura e SENAC, 2014.

§  2015/2016Integrante do Projeto Confluências do Sesc - Tocantins aprovada em seleção.

§  2015 – Organizou a IV conferência de Cultura do Estado do Tocantins, sendo responsável pela implementação e implantação do Sistema de Cultura do Estado do Tocantins junto ao MinC, na função de Assessora Técnica e de Planejamento da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins.

§  2014 -  Participou como integrante da Comissão de Articulação e Elaboração do Plano Estadual de Cultura do Estado do Tocantins - PORTARIA-SEDUC Nº 1253, de 24 de julho de 2014, como representante do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Tocantins.

§  2014 – Participou como palestrante no “I SEMINÁRIO SUL TOCANTINENSE DE GESTÃO CULTURAL” promovido pela Secretaria de Cultura - Prefeitura de Gurupi, tema da palestra Agente Cultural – abordagem sobre empreendedorismo criativo e economia criativa e projetos culturais.10.04.2014.

§  2013 Foi integrante do Conselho Estadual de Cultura, como Vice Presidente do Conselho Estadual de Cultura, em 2012 foi eleita Conselheira Estadual de Cultura para o segmento de Artes Visuais.

§  2013 -  Participou como Delegada na III Conferencia Nacional de Cultura, representando o Conselho Estadual de Cultura do Tocantins.

§  2013 – Participou da Conferencia Estadual de Cultura e coordenou um grupo de estudo do eixo um Sistema de Cultura e Gestão.

§  2013 – Participou da Apresentação do Plano Estadual de Cultura na Universidade Federal de Santa Catarina.

§  2013 – Coordenou a 13 Fórum para elaboração do Plano Estadual de Cultura, realizando 9 fóruns em nove cidades do Tocantins. Outubro de 2012 a Março de 2013, pela Fundação Cultural do Tocantins e Secretaria de Cultura.

§  2011 - Coordenadora - mediadora no Fórum Estadual de Cultura realizado pela Secretaria de Estado da Cultura.

§  2005 - Participação Como Delegada Representando as Faculdades Objetivo de Palmas, NA 1ª Conferencia Nacional de Cultura – Estado Sociedade Construindo Políticas Públicas De Cultura. de13 a 16 de dezembro de 2005 – Ministério da Cultura.  Eixotemático IV – Patrimônio Cultural  - Educação Patrimonial.

§  2005 - Participação da Conferencia Estadual De Cultura, Eleita Delegada Pelo Município De Palmas, 27 De Novembro. Realização Fundação Cultural do Tocantins – Governo Estadual.

§  Participação no 1º Fórum de Museus Do Tocantins – Museus: Ponte Entre Culturas – MINC – integrando o grupo de trabalho 3 que formulou as diretrizes específicas de  Financiamento e Fomento para funcionamento de Museus; coordenado pôr Átila Tolentino  - Gerente do Departamento de Museus e Centros Culturais/IPHAN

§  2004 - Participação em Workshop – CONSERVAR PARA NÃO RESTAURAR – Descomplicando a conservação preventiva - acervos –  Arquivo Público Moisés Vellinho - Porto Alegre – Rio Grande do Sul. 05 de agosto de 2004.

§  2002 - Participação Oficina Arquivo e Centro de Documentação- lll Fórum de Cultura – Realização Unitins Universidade do Tocantins Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.   Palmas - To.  Período: 21 a 23 - 05 – 2002.

§  1994 a 2000 – Implantação e realização do Arraíá na Capital . Festa Junina - 8 edições realizadas, concurso entre escolas e comunidade. Público: 5000 a 10.000 pessoa -  Realizado de 1994 a 2000.

§  1999 - Implantação do Conselho Municipal de Cultura de Palmas. Ano 1999.

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA E PERIÓDICA

 

 

§  2020 – Oliveira, Albertina Vieira de Melo Gomes e Ramos, Luara Aquino. A hipótese do agenda-setting: uma análise da cobertura jornalística do Caso João de Deus no portal de notícias online G1, capitulo 3. Media Effects: ensaios sobre teorias da Comunicação e do Jornalismo, Vol. 6: Agenda-Setting, Enquadramentos e narrativas [recurso eletrônico] / Gilson Pôrto Jr. et al (Orgs.) -- Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020.

§  2009 - Artigo Publicado - Qualidade de Vida no Espaço Público Urbano: Espaço Cultural de Palmas – TO. Cadernos do PROARQ - 13 - Rio de Janeiro: Universidade Federal , do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-graduação em Arquitetura -.2009 - ISSN: 1679-7604. Disciplina: Estudos Especiais em Desenho Urbano 1 – julho de 2007. UnB, Programa de Pós Graduação, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Orientador: Professor Dr. Luiz Alberto de Campos Gouveia,

§  2008 – Artigo Publicado - Espaço Público, Leitura Visual e Funcionalidade - Espaço Cultural. Comunicação aprovada no 1° Seminário de Pesquisa em Cultura Visual - GT1.Faculdade de Artes Visuais – Universidade Federal de Goiás. Programa de Pós-Graduação em Cultura Visual. Campus Samambaia, Caixa Postal 131 – CEP: 74001-970, Goiânia – GO – Brasil.  http://www.fav.ufg.br/culturavisual/seminario/ 8/9/10 de junho de 2008.Disciplina: Teoria e História – Espaço e Estética. Orientador: Professor Dr. Andrey Rosenthal Schelee


Currriculo Lattes: acessar este CV em: http://lattes.cnpq.br/2347122716069880

Luara Aquino